Membros do LaHBE

 


Pesquisadoras(es)


Coordenadora do LaHBEMariaElice Foto Sergio Matioli site

Professora Associada Maria Elice de Brzezinski Prestes

Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo (USP), Brasil, desde 2008.

Curriculum vitae
Academia.edu - Research Gate
Phone: +55 (11) 3091-7586  
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.


GerdaMaisaJensen Foto Maria Leonor Calasans Dra. Gerda Maisa Jensen

Gerda tem interesse no desenvolvimento e aplicação de diferentes episódios da história da biologia no ensino e na formação de professores.

 

 

 

Publicações:

JENSEN, Gerda M.; PRESTES, Maria Elice B. Darwin’s Discussion on the Origin of Fish Electric Organs: A Pedagogical Intervention in the Youth and Adult Education. pp. -147, in OLIVEIRA, Alandeom W.; COOK, Kristin. Evolution Education and the Rise of the Creationist Movement in Brazil. London: Lexington Books, 2019. ISBN: 978-1-7936-0148-3 (cloth), 978-1-7936-0149-0 (electronic). [Compre aqui]

JENSEN, Gerda Maisa; PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Regnier de Graaf e a descoberta dos "ovos" femininos. Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 5, n. 4, p. 15-20, 2011. [pdf]

JENSEN, Gerda Maisa; PRESTES, Maria Elice Brzezinski. As pesquisas de Lazzaro Spallanzani sobre o fenômeno de entorpecimento e dor causado pelos torpedos. Filosofia e História da Biologia, v. 6, n. 2, p. 227-250, 2011. [pdf]

PRESTES, Maria Elice Brzezinski; JENSEN, Gerda Maisa. Lazzaro Spallanzani e o debate sobre a ocorrência de fósseis de organismos marinhos sobre as montanhas (2). Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 4, n. 1, p. 6-9, mar. 2010. [pdf]
PRESTES, Maria Elice Brzezinski; JENSEN, Gerda Maisa. Lazzaro Spallanzani e o debate sobre a ocorrência de fósseis de organismos marinhos sobre as montanhas (1). Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 3, n. 4, p. 4-8, dez. 2009. [pdf]
PRESTES, Maria Elice Brzezinski; OLIVEIRA, Patrícia P.; JENSEN, Gerda Maisa. As origens da classificação de plantas de Carl von Linné no ensino de biologia. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 101-137, 2009. [pdf]
JENSEN, Gerda Maisa; PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Experimentos de Lazzaro Spallanzani com um "instrumento minerográfico": como testar alegada habilidade de uma pessoa detectar depósitos de metais e água subterrânea? Filosofia e História da Biologia, v. 3, p. 157-177, 2008. [pdf] 


SimoneSendin foto1

 

Ph.D. Professor Simone Sendin Moreira Guimarães

Universidade Federal de Goiás, UFG.

Programa de Pesquisador Colaborador USP, 2021-2022.

Projeto: Os modos de interpretação dos fenômenos vivos nos séculos XVIII e XIX: o desenvolvimento histórico do par dialético Vida-Morte e seus contributos para formação de professores.

 

 

 

Main publications:


Pós-Graduandas(os)


 Christine Doutoranda Christine Janczur
Academia Edu - Research Gate - Orcid

Projeto de pesquisa:
Fontes originais da história da ciência no ensino de biologia:
tradução comentada das partes II e III da obra
Introduction à l’étude de la médecine expérimental (1865), de Claude Bernard

Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, IB-USP

   Publicações:

JANCZUR, Christine. Resenha de artigo: A tradução de textos científicos históricos e sua dependência de conhecimentos multidisciplinares. Boletim de História e Filosofia da Biologia, 13 (1): 14-17, mar. 2019. [pdf]

JANCZUR, Christine. O experimento do fígado lavado de Claude Bernard. Boletim de História e Filosofia da Biologia, 12 (2): 11-19, jun. 2018. [pdf]

JANCZUR, Christine; PRESTES, Maria Elice B. Reflexões de Claude Bernard sobre o lugar da fisiologia experimental no debate vitalismo versus materialismo. Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 11, n. 3, 4-10, set. 2017. [pdf]

JANCZUR, Christine. A contribuição de Prévost e Dumas para a compreensão do papel dos "animálculos do sêmen" no processo de fecundação. Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 10, n. 3, 9-16, set. 2016. [pdf]

ZAVAGLIA, Adriana; RENARD, Carla M. C.; JANCZUR, Christine. A tradução comentada em contexto acadêmico:
reflexões iniciais e exemplos de um gênero textual em construção. Aletria, v. 25, p. 331-352, 2015.  [pdf]

JANCZUR, Christine; ZAVAGLIA, Adriana; HADDAD, Hamilton; PRESTES, Maria Elice B. Claude Bernard e a constância do “meio interno”. Filosofia e História da Biologia, v. 8, n. 3, Fascículo especial: Fontes Primárias da História da Biologia, 381-393, dez. 2013. [pdf]


Doutorando Anderson Ricardo Carlos

Projeto de Pesquisa: “A perspectiva evolutiva na obra de João Batista de Lacerda (1846-1915)
e sua conexão com o darwinismo social:
Recepção da teoria evolutiva no Brasil como temática para a formação de professores”

Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências, USP

  


  Mestranda Giuliana Uchôa Carrieri Giuliana Uchoa Carrieri 2 red

Projeto de pesquisa: "A observação de animais ao longo da história da biologia:
A descrição de serpentes como estudo de caso para um ensino contextual de ciências".

Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências, USP

Giuliana ministra aulas de ciências no ensino fundamental I da Móbile,
uma escola particular da cidade de São Paulo

Publicações:

CARRIERI, Giuliana; PRESTES, Maria Elice. A observação e a experiência com animais: transformações do olhar sobre a serpente,
da Antiguidade ao Período Moderno. Pp. 99-115, in: COELHO, Ricardo L.; FARIA, Cláudio; VALENTE, Bianor; MAURÍCIO, Paulo (eds.).
History and Philosophy of Science in Science Teaching Proceedings: Lisbon 2019. Düren: Shaker Verlag, 2020. [Compre aqui]


Bruno Fancio Lima

Formado em Biologia (bacharelado e licenciatura) pelo Instituto de Biociências da USP.

Áreas de interesse: história do conceito e das ideias de evolução dos seres vivos e a concepção e aceitação dessas ideias em estudantes da rede pública de ensino, principalmente aqueles matriculados na EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Atua como professor de ciências na rede municipal de ensino da cidade de São Paulo.


 Alana Adler de Oliveira - Iniciação Científica
Projeto de Pesquisa da Graduação (Pesquisa em Biologia):

O papel do registro fóssil na gênese do pensamento evolutivo de Charles Darwin:
Análise diacrônica dos 'Transmutations Notebooks' (1837 e 1839)
.

Graduanda em Ciências Biológicas. Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Bolsa PUB - 2020 a 2021.


Pedro de Barros Vidal - Iniciação Científica
Projeto de Pesquisa da Graduação (Pesquisa em Biologia): 

Deslocamentos na distinção das teorias evolutivas de Lamarck e Darwin após uma disciplina de leitura de textos clássicos.

Graduando em Ciências Biológicas. Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo - Dezembro de 2020.


Stefani Pires Caldeira

Iniciação científica em História da Biologia e Ensino.

Graduanda em Ciências Biológicas. Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.


Participantes


FilipeFariaBercot

 
 
 
 
 
 
Publicações:
BERÇOT, Filipe Faria; CORTEZ, Eduardo; PRESTES, Maria Elice de Brzezinski. Abraham Trembley (1710-1784) and the Creature that defies Classification: Nature of Science and Inquiry through a Historical Narrative. Pp. 161-190, in: PRESTES, Maria Elice de Brzezinski; SILVA, Cibelle C. (Orgs.). Teaching science with context: Historical, Philosophical, Sociological Approaches. Dordrecht: Springer, 2018. ISBN 978-3-319-74035-5. [Compre aqui]
 
BERÇOT, Filipe F.; PRESTES, Maria Elice B. O enigma do pulgão. Pp. 1-15, in: MOURA, Breno Arsioli; FORATO, Thais Cyrino de Mello (Orgs.). Histórias das ciências, epistemologia, gênero e arte: ensaios para a formação de professores. São Paulo: UFABC, 2017. [Compre aqui]
BERÇOT, Filipe F.; PRESTES, Maria Elice B. Abraham Trembley (1710-1784) e a criatura que desafiou a classificação. Boletim de História e Filosofia da Biologia, 10 (4): 7-22, dez. 2016. [pdf]

Joao Durbano Dr. João Paulo Di Monaco Durbano

João Paulo tem interesse de pesquisas sobre a aplicação da história da biologia no ensino de Ciências e Biologia, no ensino médio e superior, focalizando aspectos da natureza da ciência (NdC), isto é, incluindo conteúdos e discussão sobre a construção do conhecimento científico.

João Paulo desenvolve suas pesquisas junto ao Grupo de História e Teoria da Biologia, liderado pela Profa. Dra. Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, na USP-RP.

 

Publicações:

 DURBANO, João Paulo Di Monaco. A Natureza da Ciência: Importância, pesquisa e introdução. Curitiba: Prismas, 2015. [Compre aqui]

DURBANO, João Paulo Di Monaco; CARVALHO, Eduardo C.; PRESTES, Maria Elice B. Controvérsias Científicas como recurso para avaliar a percepção sobre o papel da subjetividade na Ciência. Revista da SBEnBio – Associação Brasileira de Ensino de Biologia, 1 (8): 122-134, 2013. [Pdf]

DURBANO, João Paulo Di M.; PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Comparação das ferramentas VNOS-C e VOSE para obtenção de concepções de alunos do IB/USP acerca da Natureza da Ciência. Pp. 229-244, in: SILVA, Cibelle C.; SILVA, Cibelle C.; PRESTES, Maria Elice B. Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. São Carlos: Tipographia, 2013. ISBN 978-85-66568-01-1. [pdf]


Natalia Abdalla Martins Me. Natália Abdalla Martins

 

Natália leciona Ciências no ensino fundamental II
de uma escola pública municipal de São Paulo.

Publicações:

MARTINS, Natália Abdalla; PRESTES, Maria Elice Brzezinski. A contribuição de George Newport (1803-1854) para a elucidação do papel dos componentes do sêmen masculino na reprodução animal. Khronos, Revista de História da Ciência, n. 5, p. 58-72, 2018. [pdf


Me. Carolina Perozzi Guedes de Azevedo

Carolina é professora de Ciências Naturais do 7º ano do Ensino Fundamental II na Escola Móbile,
uma escola particular de educação básica, na zona sul da cidade de São Paulo

É também professora de Ciências Naturais do 8º ano do Ensino Fundamental II e de Biologia nas 2ª e 3ª séries do Ensino Médio no Colégio Augusto Laranja, uma escola particular de educação básica, na zona sul da cidade de São Paulo


Me. Tiago Guimarães Inêz

Tiago tem interesse em pesquisas sobre a Natureza da Ciência (NdC) no âmbito do ensino de Biologia. Pretende ingressar em Programa de Doutorado para investigar o processo de mudança curricular da Biologia em uma escola particular do município de São Paulo.


WalterMota Walter Mota

 

Walter tem interesse pelo estudo dos animais na Antiguidade.

Walter Mota é licenciado em Ciências Biológicas e professor de ensino fundamental e médio na rede estadual de São Paulo. É graduando em Ciências Biológicas - Bacharelado no Instituto de Biociências da USP.


Eduardo Crevelario de CarvalhoMe. Eduardo Crevelário de Carvalho

Eduardo está cursando doutorado em Ensino e História das Ciências e da Matemática na Universidade Federal do ABC, com a orientação do Prof. Dr. Lucio Campos Costa.

Tem interesse em estudar as ideias de reprodução dos seres vivos nos séculos XVII e XVIII, em particular a teoria da geração espontânea e as controvérsias derivadas dessas pesquisas. Atualmente tem se dedicado a estudar as concepções de Francesco Redi sobre o tema da geração, bem como a articulação entre o processo de “desenvolvimento” das pesquisas realizadas por Redi e o contexto filosófico-científico da época.

Atua como professor de Ciências da Prefeitura de São Paulo há 12 anos. Atualmente ministra a disciplina de Ciências para o Ensino Fundamental II na EMEF Julio César de Melo e Sousa-Malba Tahan.

Publicações:

CARVALHO, Eduardo Crevelário de. Controvérsias científicas como instrumento para trabalhar a Natureza da Ciência. Pp. 122-145, in: DURBANO, João Paulo Di Monaco. A Natureza da Ciência: Importância, pesquisa e introdução. Curitiba: Prismas, 2015.  [Compre aqui]

CARVALHO, Eduardo C.; PRESTES, Maria Elice B. Lazzaro Spallanzani e a geração espontânea: os experimentos e a controvérsia. Revista da Biologia, 9: 1-6, 2012. [pdf]

CARVALHO, Eduardo C.; PRESTES, Maria Elice B. Lazzaro Spallanzani diante do debate sobre as teorias de geração dos seres vivos no século XVIII. Boletim de História e Filosofia da Biologia, 6: 1-7, 2012. [pdf]

CARVALHO, Eduardo Crevelário de. Raízes históricas da ciência no Brasil - RESENHA. Pp. 173-176, in: KREINS, Glória; PAVAN, Crodowaldo; MARCONDES FILHO, Ciro Marcondes. (Orgs.). Divulgação Científica: Olhares. São Paulo: NJR-ECA/USP, 2009.


fabricio

 

Me. Fabricio Barbosa Bittencourt

 

Fabricio ministra aulas de ciências e biologia em escola privada da cidade de São Paulo, aplicando habilidades de investigação científica e episódios de história da biologia.

 

 

 

Publicações:

BITTENCOURT, Fabricio B.; PRESTES, Maria Elice Brzezinski. O tratamento dado à História da Biologia nos livros didáticos brasileiros recomendados pelo PNLEM-2007: análise das contribuições de Gregor Mendel. Pp. 455-470, in: SILVA, Cibelle C.; PRESTES, Maria Elice B. Aprendendo ciência e sobre sua natureza: abordagens históricas e filosóficas. São Carlos: Tipographia, 2013. ISBN 978-85-66568-01-1. [pdf]


 MarceloGilgeMe. Marcelo Viktor Gilge       

 

Marcelo tem interesse em temas de História da Biologia, como o desenvolvimento das ideias evolutivas e pesquisas sobre evolução humana.

Marcelo atua profissionalmente como editor de materiais didáticos da área de Ciências da Natureza.

 

Publicações:

GILGE, Marcelo; PRESTES, Maria Elice B. Ernst Haeckel nas coleções de Biologia aprovadas pelo PNLD 2012 – Ensino Médio. Revista Brasileira de História da Ciência, 7 (2) Dossiê História da Ciência e Ensino: 325-335, 2014. [pdf]


RosaLopesSouza Ma. Rosa Andréa Lopes de Souza 

Rosa tem interesse em práticas de ensino e de pesquisa sobre história da biologia no ensino de Ciências e Biologia.

Atualmente cursa doutorado na Faculdade de Educação da USP, com orientação da Profa. Dra. Sílvia L. F. Trivelato e faz parte do GEPEB (Grupo de Estudos e Pesquisa em Ensino de Biologia).

Desenvolve pesquisa nas relações epistemológicas entre natureza da ciência, alfabetização científica, ensino por investigação e ensino de ciências, especialmente biologia.

Publicações:

SOUZA, Rosa A. L. de; PRESTES, Maria Elice B. Motivação e emoção no ensino de biologia: análise de sequência didática sobre a viagem de Wallace ao Brasil. Filosofia e História da Biologia, 10 (2): 233-256, 2015. [pdf] 


 
TatianaTavaresSilva Dra. Tatiana Tavares da Silva

Tatiana tem interesse na aplicação de episódios da História da Biologia na educação científica e na formação de professores.

 

Publicações:

SILVA, Tatiana Tavares da; BERÇOT, Filipe Faria. A distribuição geográfica de plantas e a teoria evolutiva de Charles Darwin. Boletim de História e Filosofia da Biologia, 10 (2): 6-8, jun. 2016. [pdf]

SILVA, Tatiana Tavares da. O uso de experimentos históricos em sala de aula. Pp. 179-195, in: DURBANO, João Paulo Di Monaco. A natureza da Ciência no Ensino: importância, pesquisa e introdução. Curitiba: Editora Prismas, 2015. [Compre aqui]