Abraham Trembley e seus pupilos coletando hidras.jpg


Supervisão de Pós-Doutorado - Adesão ao Programa Pesquisador Colaborador USP

2021-em curso. SENDIN, Simone. Profa. Dra. UFG. Programa Pesquisador Colaborador USP. Projeto: Os modos de interpretação dos fenômenos vivos nos séculos XVIII e XIX: o desenvolvimento histórico do par dialético Vida-Morte e seus contributos para formação de professores.

2016/03-2017/02. FORATO, Thaís Cyrino de Mello Forato. Profa. Dra. UNIFESP. Pós-Doutoramento pelo Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Projeto: História e Natureza das Ciências no Ensino de Ciências: avaliando elementos relevantes para a formação de professores. Bolsa CAPES, EDITAL PNPD 05/2015.


Orientação em andamento na Pós-Graduação – Doutorado

2020 (Ingresso). CARLOS, Anderson Ricardo. Contribuições de João Batista de Lacerda (1846-1915) para a ciência no Brasil. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.

2016 (ingresso). JANCZUR, Christine. Fontes originais da história da ciência no ensino de biologia: tradução comentada das partes II e III da obra Introduction à l’étude de la médecine expérimental (1865) de Claude Bernard. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.


Orientação em andamento na Pós-Graduação – Mestrado

2018 (Ingresso). CARRIERI, Giuliana. História da zoologia no ensino: descrição de serpentes, da Antiguidade à Idade Moderna. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.


Orientação em andamento Graduação

2020 (início). Alana Adler de Oliveira. O papel do registro fóssil na gênese do pensamento evolutivo de Charles Darwin: análise diacrônica dos 'Transmutations Notebooks' (1837 e 1839). Iniciação científica. Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Bolsa PUB.

2020 (início). Pedro de Barros Vidal. Deslocamentos na distinção das teorias evolutivas de Lamarck e Darwin após uma disciplina de leitura de textos clássicos. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.


Orientações concluídas na Pós-Graduação – Doutorado

2018. BERÇOT, Filipe Faria. História da biologia e natureza da ciência na formação inicial de professores: uma sequência didática sobre reprodução animal no século XVIII nos estudos de Charles Bonnet e Abraham Trembley. São Paulo, 2018. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a tese.

2016. JENSEN, Gerda Maisa. Charles Darwin e os peixes elétricos: história e natureza da ciência no ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos. São Paulo, 2016. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a tese.

2014. PEREIRA, Miler Rodrigo. História da Ciência no ensino médio: experimentos de Lazzaro Spallanzani sobre reprodução animal. São Paulo, 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a tese.


Orientações concluídas na Pós-Graduação – Mestrado

2020. PIOTTO, Victor da Rocha. Bernard de Jussieu (1699 – 1777) e sua contribuição para a classificação dos vegetais. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2020. AZEVEDO, Carolina Perozzi Guedes de. Francesco Redi (1626-1698) e alguns contemporâneos: contribuições para a discussão sobre a origem dos seres vivos no século XVII incorporadas a uma narrativa histórica. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.  Acesse aqui a apresentação do trabalho. Acesse aqui a dissertação.

2020. MARTINS, Natália Abdalla. George Newport (1803 - 1854) e os estudos sobre reprodução animal: uma aplicação de história da biologia em sala de aula Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a apresentação do trabalho. Acesse aqui a dissertação.

2020. NUNES, Luana Beatriz Xavier. William Harvey e a circulação sanguínea: uso de fontes primárias da história da biologia no ensino de biologia. São Paulo, 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a apresentação do trabalho. Acesse aqui a dissertação.

2018. CORTEZ, Eduardo Pessonia Molina. Descobrindo a seleção natural: uma proposta de ensino baseada na história da ciência. São Paulo, 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2014. SOUZA, Rosa Andrea Lopes de. A viagem de Wallace ao Brasil: uma aplicação da história da ciência no ensino de biologia. São Paulo, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2013. CARVALHO, Eduardo Crevelário de. A controvérsia sobre a geração espontânea entre Needham e Spallanzani: implicações para o ensino de Biologia. São Paulo, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2013. BITTENCOURT, Fabricio Barbosa. O tratamento dado à história da biologia nos livros didáticos brasileiros recomendados pelo PLEM-2007: análise das contribuições de Gregor Mendel. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2013. SILVA, Tatiana Tavares da. Darwin na sala de aula: replicação de experimentos históricos para auxiliar a compreensão da teoria evolutiva. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2013. SIÃO, José Franco Monte. Os estudos com drosófilas no Instituto de Biociências da USP nas décadas de 1940 e 1950: entrevistas com docentes. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2013. GILGE, Marcelo Viktor. História da Biologia e Ensino: contribuições de Ernst Haeckel (1834-1919) e sua utilização nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2012-Ensino Médio. São Paulo, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2012. DURBANO, João Paulo Di Mônaco. Investigação de concepções de alunos de ciências biológicas do IB/USP acerca da Natureza da Ciência. São Paulo, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2009. Co-orientação. OLIVEIRA, Patricia P. Alexandre Rodrigues Ferreira e seus estudos das plantas do Norte e Centro-Oeste do Brasil. São Paulo, 2009. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, co-orientadora: Maria Elice Brzezinski Prestes. Acesse aqui a dissertação. Acesse aqui a dissertação.

2009. ORTIZ, Carlos Eduardo. Febre amarela nas Américas: uma comparação das concepções médicas e procedimentos experimentais de Carlos Juan Finlay e Emilio Marcondes Ribas. São Paulo, 2009. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2008. Co-orientação. JENSEN, Gerda Maisa. Lazzaro Spallanzani (1729-1799) e o torpedo: um tipo de peixe elétrico? São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, co-orientadora: Maria Elice Brzezinski Prestes. Acesse aqui a dissertação.

2006. NEGRETTI, Carlos. As relações entre a concepção de natureza de F. Engels e a hipótese de A. I. Oparin sobre o problema da origem da vida na terra. São Paulo, 2006. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.


Orientações concluídas na Graduação

2015. AZEVEDO, Carolina Perozzi Guedes de. Aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental I sobre conteúdos científicos, metacientíficos e históricos, a partir de sequência didática baseada em episódios da história da biologia. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.

2015. KANINSKI, Bruno. A emergência da Biologia Molecular no Instituto de Biociências da USP, segundo depoimento de alguns professores. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.

2013. ARAUJO, João Paulo Ferraro Turano de. Motivação no Ensino de Ciências: investigando as potencialidades da replicação histórica das observações de Robert Hooke (1635-1703). Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.

2013. STAGNI, Guilherme. O estudo da digestão humana no Ensino Médio: uma proposta de sequência didática envolvendo experimentos de Lazzaro Spallanzani. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.

2012. PINTO, Fernanda Silva Lacerda. Avaliação de narrativas de episódio histórico em livro didático. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.

2012. VALIN, Júlio. Taxonomia filogenética nos livros didáticos do ensino médio. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.

2009. TONI, João Felipe Ginefra. A concepção de J. W. von Goethe sobre a flor: uma contribuição da história da biologia ao ensino. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.

2009. BITTENCOURT, Fabricio Barbosa. Análise de inclusão da história da genética em livros didáticos selecionados pelo PNLD. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.


Supervisão de estágio no Laboratório de Licenciatura

2010. MORAES FILHO, Aroldo Vieira de.

2010. CHAPADENSE, Francesca Guaracyaba Garcia.

2009. AMGARTEN, Deyvid Emanuel.