Palestras

Maria Elice de Brzezinski Prestes
"Tudo flui: pessoas (e células e órgãos e organismos) como processos biológicos. Tradução de excertos de Anne Sophie Meincke" [minutos 1:15 a 1:45]
Mesa Redonda "Natureza e Filosofia Animal", no 21o Congresso Internacional de Filosofia da PUC-PR, modalidade híbrida, de 07 a 10 de novembro de 2023.

Maria Elice de Brzezinski Prestes

"Por que ler os originais da história da ciência: o caso do Origem das espécies"

Seminários de Ensino comemorativo de 50 anos do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP. 07/11/2023.

Maria Elice de Brzezinski Prestes
"Como Aprender a Pensar sobre os Processos de Evolução Biológica? Com Argumentação do Próprio Darwin!"
Encontro Sul Mineiro em História, Filosofia e Ensino de Ciências, ESMHFEC, promovido pelo GEHFEC da UNIFEI. 28/04/2022.

Maria Elice de Brzezinski Prestes

"Darwin Professor? O 'Origem das Espécies' como manual de ensino de evolução"

Darwin Day do Instituto de Biociências da USP. 06/04/2022.

Marcus Vinícius Baldo, Maria Elice de Brzezinski Prestes e Olavo Amaral

"Reprodutibilidade científica"

Entrevista para Marcelo Consentino. Radio Estado da Arte. Estadão. Gravação 01/07/21; Publicação 15/12/21.

Maria Elice de Brzezinski Prestes

"Aristotle`s ways to study animals: a historical case-study to teach how to observe living beings"

ESERA 2021, University of Minho, Braga, Portugal - Virtual - 02/09/2021.

Maria Elice de Brzezinski Prestes
"Por que, afinal, é tão difícil ensinar (e aprender) evolução?" - inicia em 1:25:20
X Encontro de Biologia Comparada, USP/RP, em 06/08/2021.

Maria Elice de Brzezinski Prestes

"Carl von Linné e a Fundamentação da Ciência Botânica"

Aula em disciplina ministrada pela Profa. Dra. Lilian Al-Chueyr Pereira Martins da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras da USP-RP, em 02/06/2021.

Maria Elice de Brzezinski Prestes

"A investigação da natureza no Brasil Colônia"

Entrevista no canal de YouTube "Linha de Divisa", de Demerval Deodato, em 01/04/2021.

Maria Elice de Brzezinski Prestes

"História da Ciência para ensinar Genética e Natureza da Ciência (NdC): A importância de desmitificar a ciência em tempos de pandemia"

Palestra de Abertura do "II Curso de Férias em Genética e Evolução"

Organização: Discentes e docentes do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas, Genética/Evolução, do IB-USP, em 01/02/2021

[acesso ao pdf dos slides da palestra]

Maria Elice de Brzezinski Prestes.
"Elaboração de uma boa pergunta de investigação científica".
Aula gravada - Parte 2 para a disciplina 041.0514 Estágio com Pesquisa em Ensino de Biologia, do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da USP. 2o semestre de 2020.

Maria Elice de Brzezinski Prestes.
"Elaboração de uma boa pergunta de investigação científica".
Aula gravada - Parte 1 para a disciplina 041.0514 Estágio com Pesquisa em Ensino de Biologia, do Curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da USP. 2o semestre de 2020.

Maria Elice de Brzezinski Prestes

"Como Darwin leu Lamarck:  Lições sobre o processo de validação que confere confiabilidade a uma teoria científica"

Mesa: Por que confiar na Teoria da Evolução? Gustavo Caponi, Maria Elice B. Prestes e Nelio Bizzo

Ciclo “Por que confiar nas ciências? Epistemologias para o nosso tempo”, em 23/11/2020.

Maria Elice de Brzezinski Prestes

"A História da Ciência como Estratégia para Inovação no Ensino"

Apresentação em HTPC organizada pela Diretoria Regional de Carapicuíba, em 12/11/2020.

Maria Elice de Brzezinski Prestes

"Protagonismo da Ciência: o Dilema da Covid-19"

Workshop remoto com estudantes do Clube de Ciências do 3o ano do ensino médio do Colégio Bandeirantes, em 03/09/2020.

"Debatendo Darwin"

Aula para alunos do Fundamental 2 e Ensino Médio do Colégio Augusto Laranja, em 03/06/2020.

Maria Elice de Brzezinski Prestes
"Darwin: O desenvolvimento do conceito de seleção natural"
III Darwin Day da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP. 13 de março de 2020.

"Darwin: nunca demais"
Mesa Redonda. Darwin Day do Museu de Zoologia da USP. 12 de fevereiro de 2020.

Gerda Maisa Jensen & Maria Elice de Brzezinski Prestes
"Darwin`s discussion of the origin of the electric fish: a teaching and learning sequence in Youth and Adult Education"
ASTE 2020. Texas, USA. 11 de janeiro de 2020.

Maria Elice de Brzezinski Prestes
"Lazzaro Spallanzani e a Filosofia Natural na Itália do século XVIII"
Centro Interunidades de História da Ciência e Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. 13 de setembro de 2019.

Maria Elice de Brzezinski Prestes
"O gênero biografia para (re)pensar as controvérsias historiográficas das ciências"
II Congresso de História da Ciência e da Técnica: Desafios Contemporâneos. FFLCH, USP, 10 de abril de 2019.

Maria Elice de Brzezinski Prestes
A formação das ideias de transmutação das espécies em Darwin: dos escritos iniciais ao “Origem das espécies”.
Darwin Day, Instituto Federal de São Paulo. 19 de março de 2019.

"Teoria celular"
E-aula na disciplina “Evolução das ciências II” [PLC0014-1] da profissão de Geologia, promovido pela Superintendência de Coordenadoria de tecnologia da Informação da Universidade de São Paulo.