Materiais para o ensino contextual de ciências e biologia com a história da biologia 

A utilização da história da ciência como estratégia para o ensino contextual de ciências naturais tem sido uma inovação educacional em diversos países, incluindo o Brasil. A sua expansão depende de que conteúdos metacientifícios sejam integrados no currículo dos cursos de formação de professores das diferentes áreas. Depende, também, da disponibilização de materiais educacionais desenvolvidos a partir de fontes especializadas de história, filosofia e sociologia da ciência.

Nesta página são apresentados materiais educacionais que abordam episódios da história da biologia para o ensino de ciências e biologia, na educação básica e superior. Os materiais foram desenvolvidos segundo três objetivos gerais:

Aqui são disponibilizados alguns jogos e algumas sequências sidáticas (SDs) de episódios da história da biologia baseadas no Ensino por Investigação (EI).  As SDs foram desenvolvidas, validadas, aplicadas e avaliadas com iterações realizadas por Pesquisa Baseada em Design (DBR, acrônimo em inglês), em pesquisas realizadas pelos membros do LaHBE em seus trabalhos de mestrado e doutorado, bem como de conclusão de curso de graduação. O contexto escolar das propostas didáticas e seus referenciais teóricos e empíricos estão disponíveis nos links indicados, que remetem aos trabalhos originais listados na aba "Orientação" deste mesmo sítio.

SDs são peças dinâmicas. As SDs do LaHBE estão prontas para serem aplicadas, mas também servem como estímulo inicial para que sejam descontruídas, reconstruídas e aplicadas em contextos escolares distintos. 

Sequência Didática: EJA
A origem das diferentes espécies de peixe elétrico: Sequência didática para ensinar e aprender evolução com a história da biologia e o ensino por investigação

Clique neste link para acessar a SD.

Para referir o material: JENSEN, Gerda Maísa; MORAES, Bruna; PRESTES, Maria Elice B. A origem das diferentes espécies de peixe elétrico: Uma sequência didática para ensinar e aprender evolução com a história da biologia e o ensino por investigação. Disponível em <http.....>, acesso em [dia/mês/ano]. 

Gerda Maisa Jansen elaborou, validou e aplicou a sequência didática em sua tese de doutorado disponível aqui

Jogo:
"Uma ideia perigosa" - Ensino e aprendizagem de Seleção Natural por meio de jogo que contextualiza histórica e socialmente as investigações de Charles Darwin.

Clique neste link e comece a jogar.
Eduardo Cortez desenvolveu o jogo "Uma ideia perigosa" em sua dissertação de mestrado disponível aqui.

Sequência Didática:
Darwin na sala de aula: Aprendendo a teoria de descendência comum por seleção natural, por meio de replicação de experimentos sobre a dispersão de sementes.

Tatiana Tavares da Silva desenvolveu a sequência didática em sua dissertação de mestrado disponível aqui.

Sequência Didática:
Aprendendo botânica com as palmeiras amazônicas ilustradas por Wallace: Descrição, identificação, classificação lineana e evolutiva.

Rosa Andrea Lopes de Souza desenvolveu a sequência didática em sua dissertação de mestrado disponível  aqui.

Material didático publicado

PRESTES, Maria Elice Brzezinski. As contribuições de Robert Hooke. Seção Biologia tem história. Pp 66-67, in: BEZERRA, Lia Monguilhott (ed.) [CATANI, André; CARVALHO, Elisa Garcia; SANTOS, Fernando Santiago dos; AGUILAR, João Batista Vicentin; CAMPOS, Silvia Helena de Arruda]. Ser Protagonista Biologia Volume 1. São Paulo: SM, 2016. (Coleção Ser Protagonista, 1).

PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Charles Bonnet e a descoberta da reprodução sem acasalamento. Seção Biologia tem história. Pp 186-187, in: BEZERRA, Lia Monguilhott (ed.) [CATANI, André; CARVALHO, Elisa Garcia; SANTOS, Fernando Santiago dos; AGUILAR, João Batista Vicentin; CAMPOS, Silvia Helena de Arruda]. Ser Protagonista Biologia Volume 1. São Paulo: SM, 2016. (Coleção Ser Protagonista, 1).

PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Planta ou animal? Seção Biologia tem história. Pp 126-127, in: BEZERRA, Lia Monguilhott (ed.) [CATANI, André; SANTOS, Fernando Santiago dos; AGUILAR, João Batista Vicentin; SALLES, Juliano Viñas; OLIVEIRA, Maria Martha Argel de; CAMPOS, Silvia Helena de Arruda; CHACON, Virginia]. Ser Protagonista Biologia Volume 2. São Paulo: SM, 2016. (Coleção Ser Protagonista, 2).

PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Experimentos sobre digestão no início das ciências modernas. Seção Biologia tem história. Pp 226-227, in: BEZERRA, Lia Monguilhott (ed.) [CATANI, André; SANTOS, Fernando Santiago dos; AGUILAR, João Batista Vicentin; SALLES, Juliano Viñas; OLIVEIRA, Maria Martha Argel de; CAMPOS, Silvia Helena de Arruda; CHACON, Virginia]. Ser Protagonista Biologia Volume 2. São Paulo: SM, 2016. (Coleção Ser Protagonista, 2)

PRESTES, Maria Elice Brzezinski. A viagem filosófica de Alexandre Rodrigues Ferreira e a conservação do peixe-boi e tartarugas amazônicas. Seção Biologia tem história. Pp 270-271, in: BEZERRA, Lia Monguilhott (ed.) [BANDOUK, Antonio Carlos; CARVALHO, Elisa Garcia; AGUILAR, João Batista Vicentin; SALLES, Juliano Viñas; NAHAS, Tatiana Rodrigues]. Ser Protagonista Biologia Volume 3. São Paulo: SM, 2016. (Coleção Ser Protagonista, 3).

Material didático impresso

SILVÉRIO, Carolina M.; WESTMAN, Cauâ A.; VIEIRA, Danilo R.; NAHAS, Gbriel R.; OLIVEIRA, Mira M.; OLIVEIRA, Paloma A.; PESSOA, Pedro H. M.; LIMA, Raquel S.; PRESTES, Maria Elice B. Uma abordagem lúdica como estratégia diferenciada para o ensino de Biologia Molecular: Jogo de RPG com tema de Biologia Molecular. 2013.

PRESTES, Maria Elice Brzezinski Prestes. Uso de modelos na ciência e no ensino de ciências. Pp. 105-107, in: MIYAKI, Cristina Y.; DESSEN, Eliana M. B.; ARIAS, Maria Cristina; PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Biologia molecular para Licenciatura – BIO 0441. Apostila de disciplina ministrada no curso de Ciências Biológicas do Instituto de Biociências da USP, 2010. [pdf]

Atividades interdisciplinares a partir de vídeos - TV Escola

PRESTES, Maria Elice Brzezinski. A química do poder. 2008. Aulas do Programa Sala de Professor, TV Escola. Professores consultores: Maria Elice Brzezinski PRESTES – Biologia; Ana Carolina Eiras Coelho Soares – História; João Roberto Fortes Mazzei – Química.  Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=121 Acesso em 20 de maio de 2010. TV Escola, MEC, Secretaria de Educação Média e Tecnológica, Coordenação-Geral do Ensino Médio, como professora de Biologia e especialista em História da Ciência e Ensino. Episódio: A química do poder. Gravado nos estúdios da TV Brasil, em Brasília, em 14 de setembro de 2008 (domingo). [pdf]

PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Ouro, conquista dos incas. 2008. Aulas do Programa Sala de Professor, TV Escola. Professores consultores: Maria Elice Brzezinski PRESTES – Biologia; André Luiz Moura de Alcântara – Sociologia; Maria Adailza M. de Albuquerque – Geografia. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=121 Acesso em 20 de maio de 2010. [pdf]

PRESTES, Maria Elice Brzezinski. As moléculas. 2008. Aulas do Programa Sala de Professor, TV Escola. Professores consultores: Marília Alves Facco – Psicologia; Luciana Zaterka – Química; Maria Elice Brzezinski PRESTES – Biologia. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=121 Acesso em 20 de maio de 2010. [pdf]

PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Medicina. 2008. Aulas do Programa Acervo, TV Escola. Professora consultora: Maria Elice Brzezinski PRESTES – Biologia. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/linksCursosMateriais.html?categoria=121 Acesso em 20 de maio de 2010. [pdf]

PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Programa “Acervo”. Texto de apoio para “Elo Cósmico”. São Paulo, 2004. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/fichas/l2_acervo_elocosmico.pdf> Acesso em 06/11/2007.

PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Programa “Acervo”. Texto de apoio para “A linha final: privatizando o mundo”. São Paulo, 2004. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/fichas/l2_acervo_linhafinal.pdf> Acesso em 06/11/2007.

PRESTES, Maria Elice Brzezinski; OLIVEIRA, Marília & OLIVA, Jaime Tadeu. Programa “Sala de Professor”. Texto de apoio para “Pé na estrada”. São Paulo, 2004. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/fichas/l3_sala_penaestrada.pdf> Acesso em 06/11/2007.

PRESTES, Maria Elice Brzezinski; SOARES, José Carlos & UMMUS, Victor William. Programa “Sala de Professor”. Texto de apoio para “Os índios ricos”. São Paulo, 2004. Disponível em < http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/fichas/l3_sala_osindiosricos.pdf> Acesso em 06/11/2007.

PRESTES, Maria Elice Brzezinski; BRANDÃO, Eduardo & OLIVA, Jaime Tadeu. Programa “Sala de Professor”. Texto de apoio para “Paisagens invisíveis”. São Paulo, 2004. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/fichas/l1_sala_paisagensinvisiveis.pdf> Acesso em 06/11/2007.

PRESTES, Maria Elice Brzezinski; NEIRA, Marcos Garcia & KLEIN, Paulo.  Programa “Como fazer?”. Ficha “Sugestões para explorar o vídeo: Crescimento e Reprodução”. São Paulo, 2002. Disponível em http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Crescimento.pdf  Acesso em 06/11/2007.

PRESTES, Maria Elice Brzezinski; VILLAS BÔAS, Lúcia P. S. Programa “Como fazer?”. Ficha “Sugestões para explorar o vídeo: Charles Darwin”. São Paulo, 2002. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CharlesDarwin.pdf> Acesso em 06/11/2007.

PRESTES, Maria Elice Brzezinski; CARVALHO, José Sérgio & DURAZZO, Sandra T. B. Programa “Como fazer?”. Ficha “Sugestões para explorar o vídeo: Os segredos da evolução”. São Paulo, 2002. Disponível em <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ossegredos.pdf> Acesso em 06/11/2007.