Membros dos LaHBE
Coordenadora do Laboratório de História da Biologia e Ensino (LaHBE) do Departamento de Genética e Biologia Evolutiva do Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo (USP), Brasil, criado em 2008.
Academia.edu - Research Gate
Phone: +55 (11) 3091-7586 e-mail
Professora Dra. Simone Sendin Moreira Guimarães
Universidade Federal de Goiás, UFG.
Programa de Pesquisador Colaborador USP, 2021-2023.
Projeto: Os modos de interpretação dos fenômenos vivos nos séculos XVIII e XIX: o desenvolvimento histórico do par dialético Vida-Morte e seus contributos para formação de professores.
Maísa tem graduação em Ciências Biológicas pelo Instituto de Ciências Biológicas da USP em 1980, Mestrado em História da Ciência no Programa de Pós-Graduação em História da Ciência da PUC-SP, com o trabalho "Lazzaro Spallanzani (1729-1799) e o torpedo: Um tipo de peixe elétrico?", orientado por Lilian Al-Chueyr Pereira Martins e co-orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes em 2008, e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Genética e Biologia Evolutiva), com o trabalho "Charles Darwin(1809-1882) e os peixes elétricos: história e natureza da ciência no ensino de ciências na Educação de Jovens e Adultos", orientado por Maria Elice de Brzezinski Prestes, em 2016.
Maísa tem interesse no desenvolvimento e aplicação de diferentes episódios da história da biologia no ensino e na formação de professores.
Algumas publicações:
JENSEN, Gerda M.; PRESTES, Maria Elice B. Darwin’s Discussion on the Origin of Fish Electric Organs: A Pedagogical Intervention in the Youth and Adult Education. pp. -147, in OLIVEIRA, Alandeom W.; COOK, Kristin. Evolution Education and the Rise of the Creationist Movement in Brazil. London: Lexington Books, 2019. ISBN: 978-1-7936-0148-3 (cloth), 978-1-7936-0149-0 (electronic). [Compre aqui]
JENSEN, Gerda Maisa; PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Regnier de Graaf e a descoberta dos "ovos" femininos. Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 5, n. 4, p. 15-20, 2011. [pdf]
JENSEN, Gerda Maisa; PRESTES, Maria Elice Brzezinski. As pesquisas de Lazzaro Spallanzani sobre o fenômeno de entorpecimento e dor causado pelos torpedos. Filosofia e História da Biologia, v. 6, n. 2, p. 227-250, 2011. [pdf]
PRESTES, Maria Elice Brzezinski; JENSEN, Gerda Maisa. Lazzaro Spallanzani e o debate sobre a ocorrência de fósseis de organismos marinhos sobre as montanhas (2). Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 4, n. 1, p. 6-9, mar. 2010. [pdf]
PRESTES, Maria Elice Brzezinski; JENSEN, Gerda Maisa. Lazzaro Spallanzani e o debate sobre a ocorrência de fósseis de organismos marinhos sobre as montanhas (1). Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 3, n. 4, p. 4-8, dez. 2009. [pdf]
PRESTES, Maria Elice Brzezinski; OLIVEIRA, Patrícia P.; JENSEN, Gerda Maisa. As origens da classificação de plantas de Carl von Linné no ensino de biologia. Filosofia e História da Biologia, v. 4, p. 101-137, 2009. [pdf]
JENSEN, Gerda Maisa; PRESTES, Maria Elice Brzezinski. Experimentos de Lazzaro Spallanzani com um "instrumento minerográfico": como testar alegada habilidade de uma pessoa detectar depósitos de metais e água subterrânea? Filosofia e História da Biologia, v. 3, p. 157-177, 2008. [pdf]
Academia Edu - Research Gate - Orcid
Christine tem graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pelo Instituto de Ciências Biológicas da USP em 1978, e graduação em Letras-Português e Francês pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP em 2011. Fez um Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Genética/Biologia) do Instituto de Biociências (IB) da USP, com o trabalho Estudo da indução experimental de um pufe em cromossomos politênicos de Trichosia pubescens (diptera, sciaridae), com orientação de José Mariano Amabis, em 1981, um Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, Literários e Tradutológicos em Francês da FFLCH/USP com o trabalho Apresentação de uma tradução comentada da Introdução e da Primeira Parte de Introduction à l'étude de la médecine expérimentale de Claude Bernard: do projeto à realização", orientação de Adriana Zavaglia, em 2015, e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Genética/Biologia) do IB/USP, com orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes e tese intitulada Fontes originais da história da ciência no ensino de biologia: tradução comentada das partes II e III da obra Introduction à l’étude de la médecine expérimental (1865), de Claude Bernard, em 2021.
Algumas publicações:
JANCZUR, Christine. Resenha de artigo: A tradução de textos científicos históricos e sua dependência de conhecimentos multidisciplinares. Boletim de História e Filosofia da Biologia, 13 (1): 14-17, mar. 2019. [pdf]
JANCZUR, Christine. O experimento do fígado lavado de Claude Bernard. Boletim de História e Filosofia da Biologia, 12 (2): 11-19, jun. 2018. [pdf]
JANCZUR, Christine; PRESTES, Maria Elice B. Reflexões de Claude Bernard sobre o lugar da fisiologia experimental no debate vitalismo versus materialismo. Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 11, n. 3, 4-10, set. 2017. [pdf]
JANCZUR, Christine. A contribuição de Prévost e Dumas para a compreensão do papel dos "animálculos do sêmen" no processo de fecundação. Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 10, n. 3, 9-16, set. 2016. [pdf]
ZAVAGLIA, Adriana; RENARD, Carla M. C.; JANCZUR, Christine. A tradução comentada em contexto acadêmico:
reflexões iniciais e exemplos de um gênero textual em construção. Aletria, v. 25, p. 331-352, 2015. [pdf]
JANCZUR, Christine; ZAVAGLIA, Adriana; HADDAD, Hamilton; PRESTES, Maria Elice B. Claude Bernard e a constância do “meio interno”. Filosofia e História da Biologia, v. 8, n. 3, Fascículo especial: Fontes Primárias da História da Biologia, 381-393, dez. 2013. [pdf]
Orientandas (os) e Co-orientandas (os)
Doutorando Anderson Ricardo Carlos
Anderson é formado em Ciências Biológicas pela UNESP Botucatu, com período sanduíche na Radboud University (Holanda). Fez o mestrado no Programa da Ensino e História das Ciências e Matemática da UFABC sob orientação de Fernanda Franzolin e Márcia Helena Alvim, com a dissertação intitulada "Problematizações Históricas do Primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia para o Ensino de Biologia", em 2019.
Ingressou no Doutorado do Programa de Pós-Graduação Interunidades de Ensino de Ciências, USP, em 2020.
Projeto de Pesquisa: “Ideias evolutivas e impactos sociais da obra de João Batista de Lacerda (1846-1915): história da ciência no Brasil para formação de professores”, com bolsa FAPESP.
Atua como assessor curricular de Ciências na Builders Escola Bilíngue (8h semanais, autorizadas pela FAPESP).
Suas áreas de interesse são História da Evolução, História da Genética, História da Eugenia, Ensino de Evolução, Ensino de Genética e Divulgação Científica.
Algumas publicações:
Artigos em periódicos
CARLOS, Anderson R.; FRANZOLIN, Fernanda; ALVIM, Marcia. H. Eugenia à Moda Brasileira: Problematizações Históricas para o Ensino de Genética. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 37910, p. 1-26, 2022. [link]
ABEN, Ralf C.H.; OLIVEIRA JUNIOR, Ernandes S.; CARLOS, Anderson R.; VAN BERGEN, Tamara J.H.M.; LAMERS, Leon P.M.; KOSTEN, Sarian. Impact of plant species and intense nutrient loading on CH4 and N2O fluxes from small inland waters: An experimental approach. Aquatic Botany, v. 180, p. 103527, 2022. [link]
CARLOS, Anderson R.; PRESTES, Maria Elice B. Contextualizando The descent of man, de Charles Darwin: Debates calorosos persistem após 150 anos de sua publicação. Filosofia e História da Biologia (Online), v. 16, p. 131-171, 2021. [link]
CARLOS, Anderson R.; FRANZOLIN, Fernanda; ALVIM, Marcia H. Problematizações das relações de gênero no primeiro Congresso Brasileiro de Eugenia: Status da mulher, determinação de sexo biológico e controle reprodutivo. História, Ciências, Saúde-Manguinhos (Impresso), v. 27, p. 781-801, 2020. [link]
Capítulos de livro
CARLOS, Anderson R.; FRANZOLIN, Fernanda; ALVIM, Marcia H. A história da eugenia no Brasil para discussão de genética no Ensino Médio. In: OLIVEIRA, Z. V; ALVIM, Marcia H. (Orgs.). Propostas Didáticas para o Ensino de Ciências e de Matemática: Abordagens Históricas. Santo André: Universidade Federal do ABC, 2020, pp. 149-174. [link]
Textos publicados em jornais e revistas
CARLOS, Anderson R. A Viagem do Beagle, de Charles Darwin: relatos para despertar o gosto pela exploração científica. Balbúrdia - Revista de Divulgação Científica dos Discentes do PIEC-USP, pp. 44-45, 07 set. 2021. [link]
Doutoranda Luana Beatriz Xavier Nunes
Luana possui graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, em 2016. Concluiu o Mestrado no Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP, com orientação de Maria Elice de Brzezinski Prestes, em 2020. Ingressou no Doutorado do mesmo programa em agosto de 2022.
Projeto de Pesquisa: "Indicadores de alfabetização científica e construção de argumentos em uma sequência de ensino investigativa sobre sistema circulatório e história da ciência"
Tem interesse nas áreas de História da Ciência no ensino, Natureza da Ciência e Ensino de Ciências por Investigação. Atua como professora concursada de Ciências e Biologia na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Algumas publicações:
NUNES, L. B. X.; PECHLIYE, M. M. História da ciência e ensino do sistema circulatório: uma proposta de sequência didática. Revista de Ensino de Biologia da Associação Brasileira de Ensino de Biologia (SBEnBio), v. especial, p. 1227-1238, 2016.
NUNES, L. B. X.; PRESTES., M. E. B. . A construção da concepção da circulação sanguínea: o diálogo de William Harvey com seus antecessores.. In: Simpósio USP de História da Ciência e da Tecnologia: Construindo Diálogos, 2017, São Paulo. Caderno de resumos, 2017.
NUNES, Luana B. X.; PRESTES., Maria Elice B. . A "descoberta" da circulação sanguínea: o uso de fontes primárias no ensino de aspectos da natureza da ciência. In: XII Encontro do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da USP, 2017, São Paulo. Caderno de Resumos do XII EPIEC-USP, 2017.
PECHLIYE, Magda M ; NUNES, Luana B. X.; MELLADO, Bárbara. F. ; LORENA, Fernanda. B .Ensino de Ciências e Biologia: A construção de conhecimentos a partir de sequências didáticas. 1. ed. São Paulo: Editora Baraúna, 2018. 168p.
NUNES, Luana B. X.; PRESTES., Maria Elice B. . O uso de fontes primárias no ensino médio: uma atividade investigativa sobre William Harvey e os movimentos do coração. In: 4ª Conferência Latino- Americana do International History, Philosophy and Science Group (IHPSTLA), 2018, São Paulo. 4ª CONFERÊNCIA LATINO AMERICANA DO IHPST- Caderno de resumos, 2018.
NUNES, L. B. X.; PRESTES., Maria Elice B. . O uso de fontes primárias no ensino médio: uma atividade investigativa sobre William Harvey e os movimentos do coração. In: 4ª Conferência Latino- Americana do International History, Philosophy and Science Group (IHPSTLA), 2018, São Paulo. 4ª CONFERÊNCIA LATINO AMERICANA DO IHPST- Caderno de resumos, 2018.
NUNES, Luana B. X.; PRESTES., Maria Elice B. William Harvey e a estrutura do coração: fontes primárias em uma atividade investigativa para o ensino médio. In: Encontro de História e Filosofia da Biologia, 2019, Riberão Preto. Encontro de História e Filosofia da Biologia 2019: caderno de resumos, 2019. v. 1.
Doutorando Tiago Guimarães Inêz
Tiago é formado em Ciências Biológicas (bacharelado) pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) em 2017. Concluiu o mestrado no Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências (PPGEFHC) - UFBA/UEFS, sob orientação de Dr. Charbel Niño El-Hani e Dr. Breno Pascal de Lacerda Brito, com o trabalho intitulado "Um modelo para o ensino sobre a Natureza da Ciência no contexto das Ciências Biológicas", em 2019.
É pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Estudos Interdisciplinares e Transdisciplinares em Ecologia e Evolução (IN-TREE | UFBA).
Ingressou no Doutorado pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC-USP) em 2022.
Tem interesse em pesquisas sobre a Natureza da Ciência (NdC) no âmbito do ensino de Biologia e na abordagem das práticas científicas a partir da perspectiva do Ensino, Filosofia e História da Ciência
Algumas publicações:
INÊZ, Tiago G.; DE LACERDA BRITO, Breno P.; EL-HANI, Charbel N. A Model for Teaching About the Nature of Science in the Context of Biological Education. Science & Education, v. 32, p. 231-276, 2023. [link]
OLIVEIRA, Letícia A. de.; INEZ, Tiago G.; FERREIRA, Wellington D.; HERMES, Marcel G. A phylogenetic investigation of the Neotropical genus Alphamenes van der Vecht, 1977 (Hymenoptera, Vespidae, Eumeninae). Revista Brasileira de Entomologia, v. 63, p. 73-79, 2019. [link]
FERREIRA, Wellington D.; OLIVEIRA, Letícia A. de; INEZ, Tiago G.; HERMES, Marcel G. A new species of Pirhosigma Giordani Soika, 1978 (Hymenoptera, Vespidae: Eumeninae), with additional notes and a key to the species in the genus. Zootaxa (Online), v. 4300, p. 269-278, 2017. [link]
OLIVEIRA, Letícia A. de; FERREIRA, Wellington D.; INEZ, Tiago G.; HERMES, Marcel G. Contributions to the taxonomy of Minixi Giordani Soika and Alphamenes Van der Vecht (Hymenoptera, Vespidae, Eumeninae), with an identification key to the species of the latter. Zootaxa (Online), v. 4317, p. 530-540, 2017. [link]
Coedição do Boletim de História e Filosofia da Biologia, volume 16, números 1 a 4, e volume 17, número 1.
Bruno é formado em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pelo Instituto de Biociências da USP em 2016.
Ingressou no Mestrado do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, USP, em 2022.
Projeto de Pesquisa: "Do 'relógio' ao 'monte improvável': As diferentes explicações para a existência do olho e seus impactos para o ensino de evolução"
É professor concursado de Ciências da Natureza para o ensino fundamental II e EJA da Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo.
Suas áreas de interesse são o ensino de evolução, história das explicações sobre a origem e evolução de órgãos complexos, relação entre religião e ciência.
Algumas publicações:
LIMA, Bruno Fancio; PAVANI, Marcelo Monetti. Trouxeste a chave? Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 16, n. 1, 2022. [link]
PRESTES, Maria Elice B.; CARLOS, Anderson Ricardo; LIMA, Bruno Fancio; PAVANI, Marcelo Monetti. O contextualismo na história da biologia evolutiva ao longo do século XX: Uma entrevista com Betty Smocovitis. Revista Brasileira da História da Ciência, v. 15, n. 2, pp.595-619, 2022. [pdf]
Mestrando Gabriel Vasto Laurindo de Masi
Gabriel formou-se no bacharelado em Química pelo Instituto de Química (IQ) da Universidade de São Paulo (SP), em 2021.
Ingressou no Mestrado do Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução, FFLCH (USP), sob orientação do Prof. Dr. Eduardo de Almeida Navarro em 2022 e desde 2023 conta com co-orientação da Prof. Dra. Maria Elice de Brzezinski Prestes.
Projeto de Pesquisa: "Tradução Comentada do Poema 'The Temple of Nature' (1803), de Erasmus Darwin".
Tem interesse em temas diversos de História da Ciência, com especial atenção às interfaces entre Ciência e Literatura nos séculos XVII, XVIII e XIX.
Algumas publicações:
VASTO LAURINDO DE MASI, G. Dísticos heroicos e “poemas científicos": questões de forma e conteúdo na tradução literária . Revista de Literatura, História e Memória, [S. l.], v. 19, n. 33, 2023. DOI: 10.48075/rlhm.v19i33.30881. [link]
Mestrando Marcelo Monetti Pavani
Marcelo é bacharel em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto (Universidade de São Paulo) em 2001.
Ingressou no Mestrado do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC-USP) em 2023.
Projeto de Pesquisa: "Darwin, Spencer, e o 'bando de ideias novas' em circulação durante ocaso do Império Brasileiro: uma análise da Revista Brazileira (Fase Midosi: 1879-1881)."
Desde 2021 está associado ao Laboratório de História da Biologia e Ensino do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (LaHBE-IB/USP). É afiliado à Associação Brasileira de Filosofia e História da Biologia (ABFHiB) e à Associação de Filosofia e História da Ciência do Cone Sul (AFHIC). Desde 2001, atua como professor de Biologia no Ensino Médio.
Entre seus interesses de pesquisa estão a apropriação latino-americana da teoria evolutiva darwiniana, história latino-americana da eugenia, o impacto das teorias raciais na produção intelectual latino-americana no fim do século XIX e início do século XX, e as articulações de todos esses temas com o ensino de biologia.
Algumas publicações:
PAVANI, Marcelo M.; PRESTES, Maria Elice B. . Um desperdício incontornável: Incipiência de conceitos biológicos e exclusão onerosa da filosofia da biologia contemporânea em O terceiro excluído: contribuição para uma antropologia dialética (2022), de Fernando Haddad. Revista Rosa, São Paulo, 01 mar. 2023. [link]
PRESTES, Maria Elice B.; CARLOS, Anderson R.; LIMA, Bruno F.; PAVANI, Marcelo M. Contextualism in the history of the evolutionary theory throughout the 20th century: an interview with Betty Smocovitis. Revista Brasileira de História da Ciência, v. 12, p. 595-619, 2022. [pdf]
LIMA, Bruno F.; PAVANI, Marcelo M. Trouxeste a chave? Boletim de História e Filosofia da Biologia, v. 16, p. 1, 2022. [link]
ZEPPELINI FILHO, D.; RIBEIRO, A. C.; RIBEIRO, G. C.; FRACASSO, M. P. A.; PAVANI, Marcelo M.; OLIVEIRA, O. M. P.; OLIVEIRA, S. A.; MARQUES, Antonio Carlos. Faunistic survey of sandstone caves from Altinópolis region, São Paulo State, Brazil. Papéis Avulsos de Zoologia (São Paulo), v. 43, p. 93-99, 2003. [link]
Bruna é graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), pela Universidade de Mogi das Cruzes, em 2008. Atua como editora de materiais didáticos da área de Ciências da Natureza, na Editora Moderna.
Desde 2021 está associada ao Laboratório de História da Biologia e Ensino do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (LaHBE-IB/USP). Em 2023, ingressou no mestrado do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo (PIEC-USP).
Tem interesse em História da Biologia e Ensino, com destaque ao papel das mulheres na ciência e sua abordagem em materiais didáticos.
Algumas publicações:
Coedição do Boletim de História e Filosofia da Biologia, volume 16, números 1 a 4, e volume 17, número 1.
Demais participantes
Marcelo é graduado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Carlos (1996). Fez o Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas (Biologia/Genética) do IB/USP, orientado pela Prof. Dra. Maria Elice de Brzezinski Prestes, com a dissertação História da Biologia e ensino: contribuições de Ernst Haeckel (1834-1919) e sua utilização nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2012 - Ensino Médio, em 2013.
Atualmente é membro do LaHBE-IB/USP e atua como editor de materiais didáticos da área de Ciências da Natureza.
Tem interesse de pesquisa na História da Biologia, particularmente nos tópicos: Ernst Haeckel; produção científica na Alemanha do século XIX e sua relação com a ciência produzida no Brasil; utilização de imagens na História da Biologia e em materiais didáticos.
Algumas publicações:
GILGE, Marcelo; PRESTES, Maria Elice B. Ernst Haeckel nas coleções de Biologia aprovadas pelo PNLD 2012 – Ensino Médio. Revista Brasileira de História da Ciência (RBHC), 7 (2) Dossiê História da Ciência e Ensino: 325-335, 2014. [link]
Anália tem graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Paulista (UNIP), em 2019, e Especialização em Biologia Molecular e Citogenética pelo Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo (IPESSP) em 2023.
Em 2023 associou-se ao Laboratório de História da Biologia e Ensino do Instituto de Biociências da Universidade de São Paulo (LaHBE-IB/USP). Atua como professora de Ciências e Biologia na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEDU).
Seu interesse de pesquisa é sobre a história da biologia no Brasil. Está estudando as contribuições de Samuel Barnslei Pessoa (1898-1976) para a emergência das áreas de Parasitologia e Saúde Pública no país.