2021-em curso. SENDIN, Simone. Profa. Dra. UFG. Programa Pesquisador Colaborador USP. Projeto: Os modos de interpretação dos fenômenos vivos nos séculos XVIII e XIX: o desenvolvimento histórico do par dialético Vida-Morte e seus contributos para formação de professores.
2016/03-2017/02. FORATO, Thaís Cyrino de Mello Forato. Profa. Dra. UNIFESP. Pós-Doutoramento pelo Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Projeto: História e Natureza das Ciências no Ensino de Ciências: avaliando elementos relevantes para a formação de professores. Bolsa CAPES, EDITAL PNPD 05/2015.
2026 (Ingresso). LIMA, Bruno Fancio. Delimitação epistemológica do conceito de “ciência” em George Mivart (1827-1900) e em defensores atuais do Design Inteligente como possibilidade didática de superar argumentos contrários à teoria da seleção natural. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.
Gravura publicada como frontispício da obra Notizie della Vita, e degli Studi del Kavalier Antonio Vallisneri, escrita por Giovanni Artico di Porcia e publicada na edição póstuma de Opere fisico-mediche stampate e manoscritte del kavalier Antonio Vallisneri raccolte da Antonio suo figliolo (Obras físico-médicas impressas e manuscritas do cavaleiro Antônio Vallisneri, recolhidas por Antônio, seu filho), em Veneza, 1733.
A imagem apresenta, além do busto do médico e naturalista italiano Antonio Vallisneri (1661-1730), uma cena simbólica alusiva às ciências naturais e à experimentação. Na parte superior, Vallisneri é representado em perfil, dentro de um medalhão que contém a inscrição em latim ANTONIVS VALLISNERIVS PVB. PR. PRACT. PROF. (Antonio Vallisneri, professor público de prática [médica]) indica que Vallisneri ocupou a cátedra de medicina prática na Universidade de Pádua.
Embaixo, destacam-se as duas figuras femininas em torno de uma mesa sobre a qual se encontram pequenos animais e instrumentos científicos que remetem aos estudos de Vallisneri, acompanhados da inscrição em latim TANTVM IN MODICIS QUANTVM IN MAXIMIS (tanto nas coisas pequenas, quanto nas grandes).
A composição expressa o ideal vallisneriano de investigação empírica da natureza, que parte da observação minuciosa dos pequenos organismos (insetos, vermes, etc.) para compreender as leis gerais da natureza.
2025 (Ingresso). CARVALHO, Eduardo Crevelário. A querelle des anciens et des modernes: debates sobre a geração espontânea na Itália da segunda metade do século XVII e as contribuições de Antonio Vallisneri. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.
2022 (Ingresso). NUNES, Luana Beatriz Xavier. Indicadores de alfabetização científica e construção de argumentos em uma sequência de ensino investigativa sobre sistema circulatório e história da ciência. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.
2021 (Ingresso). INÊZ, Tiago Guimarães. O ensino sobre a ciência com base nas práticas científicas da Biologia Celular. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.
2023 (Ingresso). FERREIRA, Luiz Gustavo. Por que falar de teleologia no Ensino de Biologia? Um estudo de caso acerca dos tipos de expressões teleológicas nos escritos de Darwin. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.
2023 (Ingresso). PAVANI, Marcelo Monetti. Entre equilíbrios móveis: o pensamento evolutivo de Herbert Spencer (1820-1903). Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.
2023 (Ingresso). MORAIS, Bruna Quintino. Realizações das mulheres do Instituto de Biociências da USP no período de 1970 a 2000 e sua importância para o ensino de Ciências no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.
2023 (início). NOGUEIRA, Anália Garcia. Contribuições de Samuel Barnsley Pessôa à Saúde Pública no Brasil de meados do século XX.
2025. CARLOS, Anderson Ricardo. Ideias evolucionistas e racismo científico na obra de João Batista de Lacerda (1846-1915): história das ciências no Brasil para a educação científica. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.
Acesse aqui a tese.
2021. JANCZUR, Christine. Fontes originais da História da Ciência no ensino de Biologia: tradução comentada do Prefácio e das partes 2 e 3 da obra Introduction à l’Étude de la Médecine Expérimental (1865) de Claude Bernard. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.
John Walsh. Anatomia de peixe elétrico, 1774.
2016. JENSEN, Gerda Maisa.
Charles Darwin (1809-1882) e os peixes elétricos: história e natureza da ciência na Educação de Jovens e Adultos.
Tese (Doutorado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.
Acesse aqui a tese.
Abraham Trembley. Pólipos de água doce, 1744.
2018. BERÇOT, Filipe Faria.
História da biologia e natureza da ciência na formação inicial de professores: uma sequência didática sobre reprodução animal no século XVIII nos estudos de Charles Bonnet e Abraham Trembley.
Tese (Doutorado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a tese.
Animação de Sequência Didática: "Experimentos de Lazzaro Spallanzani sobre reprodução animal".
2014. PEREIRA, Miler Rodrigo.
História da Ciência no ensino médio: experimentos de Lazzaro Spallanzani sobre reprodução animal.
Tese (Doutorado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a tese.
2024. LIMA, Bruno Fancio. Lidando com a complexidade dos seres vivos: as diferentes explicações para a origem do olho e o ensino de evolução. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.
2024. (Co-orientação) MASI, Gabriel Vasto Laurindo. Tradução comentada do poema The Temple of Nature (1803), de Erasmus Darwin. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo. Orientador: Eduardo de Almeida Navarro.
2021. CARRIERI, Giuliana Uchôa. A observação de animais ao longo da história da biologia: a descrição de serpentes como estudo de caso para um ensino contextual de ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a apresentação do trabalho. Acesse aqui a dissertação.
2020. PIOTTO, Victor da Rocha. Bernard de Jussieu (1699 – 1777) e sua contribuição para a classificação dos vegetais. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a apresentação do trabalho. Acesse aqui a dissertação.
2020. AZEVEDO, Carolina Perozzi Guedes de. Francesco Redi (1626-1698) e alguns contemporâneos: contribuições para a discussão sobre a origem dos seres vivos no século XVII incorporadas a uma narrativa histórica. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a apresentação do trabalho. Acesse aqui a dissertação.
2020. MARTINS, Natália Abdalla. George Newport (1803 - 1854) e os estudos sobre reprodução animal: uma aplicação de história da biologia em sala de aula. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a apresentação do trabalho. Acesse aqui a dissertação.
2020. NUNES, Luana Beatriz Xavier. William Harvey e a circulação sanguínea: uso de fontes primárias da história da biologia no ensino de biologia. São Paulo, 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a apresentação 1 e apresentação 2 do trabalho. Acesse aqui a dissertação.
2018. CORTEZ, Eduardo Pessonia Molina. Descobrindo a seleção natural: uma proposta de ensino baseada na história da ciência. São Paulo, 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.
2014. SOUZA, Rosa Andrea Lopes de. A viagem de Wallace ao Brasil: uma aplicação da história da ciência no ensino de biologia. São Paulo, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.
2013. CARVALHO, Eduardo Crevelário de. A controvérsia sobre a geração espontânea entre Needham e Spallanzani: implicações para o ensino de Biologia. São Paulo, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.
2013. BITTENCOURT, Fabricio Barbosa. O tratamento dado à história da biologia nos livros didáticos brasileiros recomendados pelo PLEM-2007: análise das contribuições de Gregor Mendel. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.
2013. SILVA, Tatiana Tavares da. Darwin na sala de aula: replicação de experimentos históricos para auxiliar a compreensão da teoria evolutiva. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.
2013. SIÃO, José Franco Monte. Os estudos com drosófilas no Instituto de Biociências da USP nas décadas de 1940 e 1950: entrevistas com docentes. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.
2013. GILGE, Marcelo Viktor. História da Biologia e Ensino: contribuições de Ernst Haeckel (1834-1919) e sua utilização nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2012-Ensino Médio. São Paulo, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.
2012. DURBANO, João Paulo Di Mônaco. Investigação de concepções de alunos de ciências biológicas do IB/USP acerca da Natureza da Ciência. São Paulo, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.
2009. Co-orientação. OLIVEIRA, Patricia P. Alexandre Rodrigues Ferreira e seus estudos das plantas do Norte e Centro-Oeste do Brasil. São Paulo, 2009. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, co-orientadora: Maria Elice Brzezinski Prestes. Acesse aqui a dissertação. Acesse aqui a dissertação.
2009. ORTIZ, Carlos Eduardo. Febre amarela nas Américas: uma comparação das concepções médicas e procedimentos experimentais de Carlos Juan Finlay e Emilio Marcondes Ribas. São Paulo, 2009. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.
2008. Co-orientação. JENSEN, Gerda Maisa. Lazzaro Spallanzani (1729-1799) e o torpedo: um tipo de peixe elétrico? São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, co-orientadora: Maria Elice Brzezinski Prestes. Acesse aqui a dissertação.
2006. NEGRETTI, Carlos. As relações entre a concepção de natureza de F. Engels e a hipótese de A. I. Oparin sobre o problema da origem da vida na terra. São Paulo, 2006. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.
2024. (Co-orientação) MASI, Gabriel Vasto Laurindo.
Tradução comentada do poema The Temple of Nature (1803),
de Erasmus Darwin.
Dissertação (Mestrado em Letras) –
Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo.
Orientador: Eduardo de Almeida Navarro.
Acesse aqui a dissertação.
2024. LIMA, Bruno Fancio.
Lidando com a complexidade dos seres vivos: as diferentes explicações para a origem do olho e o ensino de evolução.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) –
Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências,
Universidade de São Paulo.
2021. CARRIERI, Giuliana Uchôa.
A observação de animais ao longo da história da biologia: a descrição de serpentes como estudo de caso para um ensino contextual de ciências.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.
Acesse a gravação da Banca de Mestrado.
Acesse aqui a dissertação.
2020. PIOTTO, Victor da Rocha.
Bernard de Jussieu (1699 – 1777) e sua contribuição para a classificação dos vegetais.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.
Acesse a gravação da Banca de Mestrado.
Acesse aqui a dissertação.
2020. AZEVEDO, Carolina Perozzi Guedes. Francesco Redi (1626-1698) e alguns contemporâneos: contribuições para a discussão sobre a origem dos seres vivos no século XVII incorporadas a uma narrativa histórica.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.
Acesse a gravação da Banca de Mestrado.
Acesse aqui a dissertação.
2014. SOUZA, Rosa Andrea Lopes de.
A viagem de Wallace ao Brasil: uma aplicação da história da ciência no ensino de biologia. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo.
Ernst Haeckel.
Wikipedia.
2013. GILGE, Marcelo Viktor.
História da Biologia e Ensino: contribuições de Ernst Haeckel (1834-1919) e sua utilização nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2012-Ensino Médio.
Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Universidade de São Paulo.
2013. SIÃO, José Franco Monte.
Os estudos com drosófilas no Instituto de Biociências da USP nas décadas de 1940 e 1950: entrevistas com docentes.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo.
2013. SILVA, Tatiana Tavares da.
Darwin na sala de aula: replicação de experimentos históricos para auxiliar a compreensão da teoria evolutiva.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências – Universidade de São Paulo.
2013. BITTENCOURT. Fabricio Barbosa.
O tratamento dado à história da biologia nos livros didáticos brasileiros recomendados pelo PLEM-2007: análise das contribuições de Gregor Mendel.
Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Universidade de São Paulo.
“Animais espermáticos” de sépia observados por Needham. Detalhes anatômicas e os milt vessels (“maquinetas seminais” hoje chamados “sacos de Needham”). Retiradas do Nouvelles Observations microscopiques, avec des découvertes sur la composition et la décomposition des corps organisés (Novas observações microscópicas com descobertas sobre a composição e decomposição dos corpos organizados), de 1750.
2013. CARVALHO, Eduardo Crevelário de.
A controvérsia sobre a geração espontânea entre Needham e Spallanzani: implicações para o ensino de Biologia.
Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Universidade de São Paulo.
2012. DURBANO, João Paulo Di Mônaco.
Investigação de concepções de alunos de ciências biológicas do IB/USP acerca da Natureza da Ciência.
Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Universidade de São Paulo.
2009. OLIVEIRA, Patricia P. (Co-Orientação).
Alexandre Rodrigues Ferreira e seus
estudos das plantas do Norte e
Centro-Oeste do Brasil.
Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Lilian Al-Chuyer Pereira Martins.
2008. JENSEN, Gerda Maisa. (Co-Orientação). Lazzaro Spallanzani (1729-1799) e o torpedo: um tipo de peixe elétrico?
Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Lilian Al-Chuyer Pereira Martins.
2012. DURBANO, João Paulo Di Mônaco. Investigação de concepções de alunos de ciências biológicas do IB/USP acerca da Natureza da Ciência.
Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Universidade de São Paulo.
2009. OLIVEIRA, Patricia P. (Co-Orientação).
Alexandre Rodrigues Ferreira e seus estudos das plantas do Norte e Centro-Oeste do Brasil.
Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
2008. ORTIZ, Carlos Eduardo.
Febre amarela nas Américas: uma comparação das concepções médicas e procedimentos experimentais de Carlos Juan Finlay e Emilio Marcondes Ribas.
Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
2006. NEGRETTI, Carlos.
As relações entre a concepção de natureza de F. Engels e a hipótese de A. I. Oparin sobre o problema da origem da vida na terra. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.
2023. Walter Mota. O método de Aristóteles no estudo dos animais: observação, experiência e teoria. Pesquisa em Biologia. Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.
2022. Thayná de Almeida Santos Souza. A contribuição de Erasmo Garcia Mendes (1916-2001) para a formação de cientistas mulheres no Brasil. Pesquisa em Biologia. Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.
2022. Adriana Navarro Bueno. Estudo comparativo de termos meta-científicos em duas traduções recentes de “A Origem das Espécies” ao português. Pesquisa em Biologia. Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.
2022-2021. Alana Adler de Oliveira. O papel do registro fóssil na gênese do pensamento evolutivo de Charles Darwin: análise diacrônica dos 'Transmutations Notebooks' (1837 e 1839). Iniciação científica. Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Bolsa PUB.
2021. Danilo Santos de Oliveira. Transformação na descrição de lagartos brasileiros no período pré-darwinista. Pesquisa em Biologia. Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.
2020. Pedro de Barros Vidal. Deslocamentos na distinção das teorias evolutivas de Lamarck e Darwin após uma disciplina de leitura de textos clássicos. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.
2015. AZEVEDO, Carolina Perozzi Guedes de. Aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental I sobre conteúdos científicos, metacientíficos e históricos, a partir de sequência didática baseada em episódios da história da biologia. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.
2015. KANINSKI, Bruno. A emergência da Biologia Molecular no Instituto de Biociências da USP, segundo depoimento de alguns professores. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.
2013. ARAUJO, João Paulo Ferraro Turano de. Motivação no Ensino de Ciências: investigando as potencialidades da replicação histórica das observações de Robert Hooke (1635-1703). Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.
2013. STAGNI, Guilherme. O estudo da digestão humana no Ensino Médio: uma proposta de sequência didática envolvendo experimentos de Lazzaro Spallanzani. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.
2013. MOREIRA, Lucas de Aquino. Replicação de experimento de Darwin e a motivação no ensino de ciências. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.
2012. PINTO, Fernanda Silva Lacerda. Avaliação de narrativas de episódio histórico em livro didático. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.
2012. VALIN, Júlio. Taxonomia filogenética nos livros didáticos do ensino médio. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.
2009. TONI, João Felipe Ginefra. A concepção de J. W. von Goethe sobre a flor: uma contribuição da história da biologia ao ensino. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.
2009. BITTENCOURT, Fabricio Barbosa. Análise de inclusão da história da genética em livros didáticos selecionados pelo PNLD. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.
2018. Paulo Gonzalez Hofstatter. Disciplina: A Origem das Espécies, de Charles Darwin. 2o semestre.
2016. Gabriel de Moura Silva. Disciplina: Estágio com Pesquisa em Ensino de Biologia. 2o semestre.
2016. Bruno Rafael Santos de Cerqueira. Disciplina: Estágio com Pesquisa em Ensino de Biologia. 2o semestre.
2016. Naomi Towata. Disciplina: Estágio com Pesquisa em Ensino de Biologia. 2o semestre.
2014. Filipe Berçot Faria. Disciplina: Estágio Supervisionado de Ensino de Biologia II. 2o semestre.
2014. Débora dos Santos Silva. Disciplina: Estágio Supervisionado de Ensino de Biologia II. 2o semestre.
2013. Taís Machado. Disciplina: Estágio Supervisionado de Ensino de Biologia. 2o semestre.
2012. Fabio Albuquerque Marchi. Disciplina: Ensino de Biologia. 2o semestre.
2012. Gerda Maísa Jensen. Disciplina: Ensino de Biologia. 2o semestre.
2012. Eduardo Gimenes Palazzi. Disciplina: Ensino de Biologia. 2o semestre.
2020-2021. LIMA, Bruno Fancio.
2020. GARCIA, Sthefany Milanezi.
2020. SOARES, Kátia Izabel da Silva.
2010. TAVARES, Taysy Fernandes.
2010. MORAES FILHO, Aroldo Vieira de.
2010. CHAPADENSE, Francesca Guaracyaba Garcia.
2009. AMGARTEN, Deyvid Emanuel.
2009-2010. BOZZO, Marcel Valentino. Monitor bolsista do LabLic.