Programa Pesquisador Colaborador USP

2021-em curso. SENDIN, Simone. Profa. Dra. UFG. Programa Pesquisador Colaborador USP. Projeto: Os modos de interpretação dos fenômenos vivos nos séculos XVIII e XIX: o desenvolvimento histórico do par dialético Vida-Morte e seus contributos para formação de professores.

Orientação em andamento na Pós-Graduação – Doutorado

Página de rosto de Segredos da arte e da natureza, de John Wecker, com retratos de William Harvey, Lord Francis Bacon, Dr. Reade, John Wecker, Ramund Lullius.

2022 (Ingresso). NUNES, Luana Beatriz Xavier. Indicadores de alfabetização científica e construção de argumentos em uma sequência de ensino investigativa sobre sistema circulatório e história da ciência. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.

Fotografia de 1960 mostra técnica de laboratório analisando uma amostra de laboratório em um microscópio eletrônico de transmissão (TEM). 

2021 (Ingresso). INÊZ, Tiago Guimarães. O ensino sobre a ciência com base nas práticas científicas da Biologia Celular. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.

João Batista de Lacerda em foto com coelho cobaia no Laboratório de Biologia do Museu Nacional, 1902.

2020 (Ingresso). CARLOS, Anderson Ricardo. Contribuições de João Batista de Lacerda (1846-1915) para a ciência no Brasil. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.

Orientação em andamento na Pós-Graduação – Mestrado

Marta Breuer e Eudóxia - mulheres do IB

2023 (Ingresso). MORAIS, Bruna Quintino. Mulheres da pesquisa em biologia no Instituto de Biociências da USP, 1970 a 2000. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.

2023 (Ingresso). PAVANI, Marcelo Monetti. Darwin, Spencer, e o "bando de ideias novas" em circulação no ocaso do Império brasileiro: uma análise dos artigos publicados na Revista Brazileira (Fase Midosi: 1879-1881). Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.

Erasmus Darwin. The temple of nature; or, The origin of society: a poem, with philosophical notes, 1803.

2022 (Ingresso). (Co-orientação) MASI, Gabriel Vasto Laurindo. Tradução comentada do poema The Temple of Nature, de Erasmus Darwin. Dissertação (Mestrado em Letras) – Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humans, Universidade de São Paulo. Orientador: Eduardo de Almeida Navarro.

Andrea Vesalius. De humani corporis fabrica. Liber VII. Capítulo "O olho, instrumento da visão", p. 799.

2022 (Ingresso). LIMA, Bruno Fancio. Do “relógio” ao “monte improvável”: as diferentes explicações para a existência do olho e seus impactos para o ensino de evolução. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.

Orientação em andamento na Graduação e no LaHBE

Aristóteles em ilustração de manuscrito medieval de sua obra.

2023 (início). MOTA, Walter. O método de Aristóteles no estudo dos animais: observação, experiência e teoria. Pesquisa em Biologia. Graduação. Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.

Comissão Internacional de Personalidades Científicas Encarregada de Analisar os Fatos Concernentes à Guerra Bacteriológica na Coréia e na China, 1952.  Foto Oficial. Mao Tsé Tung, Jovina e Samuel Pessoa, da esq. à dir., respectivamente quarto, nono e décimo.

2023 (início). NOGUEIRA, Anália Garcia. Contribuições de Samuel Barnsley Pessôa à Saúde Pública no Brasil de meados do século XX.

Supervisão concluída de Pós-Doutorado

Disciplina com Douglas Allchin no IB/USP em 2015.

2016/03-2017/02. FORATO, Thaís Cyrino de Mello Forato. Profa. Dra. UNIFESP. Pós-Doutoramento pelo Programa Interunidades de Pós-Graduação em Ensino de Ciências. Projeto: História e Natureza das Ciências no Ensino de Ciências: avaliando elementos relevantes para a formação de professores. Bolsa CAPES, EDITAL PNPD 05/2015.

Orientações concluídas – Doutorado

Claude Bernard, de avental. Pintura de Léon Augustin Lhermitte (1844-1925).


2021. JANCZUR, Christine. Fontes originais da história da ciência no ensino de biologia: tradução comentada das partes II e III da obra Introduction à l’étude de la médecine expérimental (1865) de Claude Bernard. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a tese.

Abraham Trembley. Pólipos de água doce, 1744.


2018. BERÇOT, Filipe Faria. História da biologia e natureza da ciência na formação inicial de professores: uma sequência didática sobre reprodução animal no século XVIII nos estudos de Charles Bonnet e Abraham Trembley. São Paulo, 2018. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a tese.

John Walsh. Anatomia de peixe elétrico, 1774.


2016. JENSEN, Gerda Maisa. Charles Darwin (1809-1882) e os peixes elétricos: história e natureza da ciência na Educação de Jovens e Adultos. São Paulo, 2016. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a tese.

Animação de Sequência Didática: "Experimentos de Lazzaro Spallanzani sobre reprodução animal".


2014. PEREIRA, Miler Rodrigo. História da Ciência no ensino médio: experimentos de Lazzaro Spallanzani sobre reprodução animal. São Paulo, 2014. Tese (Doutorado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a tese.

Orientações concluídas – Mestrado

2021. CARRIERI, Giuliana Uchôa. A observação de animais ao longo da história da biologia: a descrição de serpentes como estudo de caso para um ensino contextual de ciências. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a apresentação do trabalho. Acesse aqui a dissertação.

2020. PIOTTO, Victor da Rocha. Bernard de Jussieu (1699 – 1777) e sua contribuição para a classificação dos vegetais. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a apresentação do trabalho. Acesse aqui a dissertação.

2020. AZEVEDO, Carolina Perozzi Guedes de. Francesco Redi (1626-1698) e alguns contemporâneos: contribuições para a discussão sobre a origem dos seres vivos no século XVII incorporadas a uma narrativa histórica. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.  Acesse aqui a apresentação do trabalho. Acesse aqui a dissertação.

2020. MARTINS, Natália Abdalla. George Newport (1803 - 1854) e os estudos sobre reprodução animal: uma aplicação de história da biologia em sala de aula.  Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a apresentação do trabalho. Acesse aqui a dissertação.

2020. NUNES, Luana Beatriz Xavier. William Harvey e a circulação sanguínea: uso de fontes primárias da história da biologia no ensino de biologia. São Paulo, 2020. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a apresentação 1 e apresentação 2 do trabalho. Acesse aqui a dissertação.

2018. CORTEZ, Eduardo Pessonia Molina. Descobrindo a seleção natural: uma proposta de ensino baseada na história da ciência. São Paulo, 2018. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2014. SOUZA, Rosa Andrea Lopes de. A viagem de Wallace ao Brasil: uma aplicação da história da ciência no ensino de biologia. São Paulo, 2014. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2013. CARVALHO, Eduardo Crevelário de. A controvérsia sobre a geração espontânea entre Needham e Spallanzani: implicações para o ensino de Biologia. São Paulo, 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2013. BITTENCOURT, Fabricio Barbosa. O tratamento dado à história da biologia nos livros didáticos brasileiros recomendados pelo PLEM-2007: análise das contribuições de Gregor Mendel. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2013. SILVA, Tatiana Tavares da. Darwin na sala de aula: replicação de experimentos históricos para auxiliar a compreensão da teoria evolutiva. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2013. SIÃO, José Franco Monte. Os estudos com drosófilas no Instituto de Biociências da USP nas décadas de 1940 e 1950: entrevistas com docentes. 2013. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2013. GILGE, Marcelo Viktor. História da Biologia e Ensino: contribuições de Ernst Haeckel (1834-1919) e sua utilização nos livros didáticos aprovados pelo PNLD 2012-Ensino Médio. São Paulo, 2013. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2012. DURBANO, João Paulo Di Mônaco. Investigação de concepções de alunos de ciências biológicas do IB/USP acerca da Natureza da Ciência. São Paulo, 2012. Dissertação (Mestrado em Ciências Biológicas, Biologia/Genética) – Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2009. Co-orientação. OLIVEIRA, Patricia P. Alexandre Rodrigues Ferreira e seus estudos das plantas do Norte e Centro-Oeste do Brasil. São Paulo, 2009. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, co-orientadora: Maria Elice Brzezinski Prestes. Acesse aqui a dissertação. Acesse aqui a dissertação.

2009. ORTIZ, Carlos Eduardo. Febre amarela nas Américas: uma comparação das concepções médicas e procedimentos experimentais de Carlos Juan Finlay e Emilio Marcondes Ribas. São Paulo, 2009. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2008. Co-orientação. JENSEN, Gerda Maisa. Lazzaro Spallanzani (1729-1799) e o torpedo: um tipo de peixe elétrico? São Paulo, 2008. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Orientadora: Lilian Al-Chueyr Pereira Martins, co-orientadora: Maria Elice Brzezinski Prestes. Acesse aqui a dissertação.

2006. NEGRETTI, Carlos. As relações entre a concepção de natureza de F. Engels e a hipótese de A. I. Oparin sobre o problema da origem da vida na terra. São Paulo, 2006. Dissertação (Mestrado em História da Ciência) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Acesse aqui a dissertação.

2021. CARRIERI, Giuliana Uchôa. A observação de animais ao longo da história da biologia: a descrição de serpentes como estudo de caso para um ensino contextual de ciências

Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.
Acesse a gravação da Banca de Mestrado.
Acesse aqui a dissertação.

2020. PIOTTO, Victor da Rocha. Bernard de Jussieu (1699 – 1777) e sua contribuição para a classificação dos vegetais.

Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.
Acesse a gravação da Banca de Mestrado.
Acesse aqui a dissertação.

2020. AZEVEDO, Carolina Perozzi Guedes de. Francesco Redi (1626-1698) e alguns contemporâneos: contribuições para a discussão sobre a origem dos seres vivos no século XVII incorporadas a uma narrativa histórica

Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo. 
Acesse a gravação da Banca de Mestrado.
Acesse aqui a dissertação.

2020. MARTINS, Natália Abdalla. George Newport (1803 - 1854) e os estudos sobre reprodução animal: uma aplicação de história da biologia em sala de aula.  

Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.
Acesse a gravação da Banca de Mestrado.  Acesse aqui a dissertação.

2020. NUNES, Luana Beatriz Xavier. William Harvey e a circulação sanguínea: uso de fontes primárias da história da biologia no ensino de biologia. São Paulo, 2020. 

Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências) – Programa de Pós-Graduação Interunidades em Ensino de Ciências, Universidade de São Paulo.
Acesse a gravação 1 e gravação 2 da Banca de Mestrado. Acesse aqui a dissertação.

Orientações concluídas – Graduação

2022. Thayná de Almeida Santos Souza. A contribuição de Erasmo Garcia Mendes (1916-2001) para a formação de cientistas mulheres no Brasil. Pesquisa em Biologia. Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.

2022. Adriana Navarro Bueno. Estudo comparativo de termos meta-científicos em duas traduções recentes de “A Origem das Espécies” ao português. Pesquisa em Biologia. Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.

2022-2021. Alana Adler de Oliveira. O papel do registro fóssil na gênese do pensamento evolutivo de Charles Darwin: análise diacrônica dos 'Transmutations Notebooks' (1837 e 1839). Iniciação científica. Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo. Bolsa PUB.

2021. Danilo Santos de Oliveira. Transformação na descrição de lagartos brasileiros no período pré-darwinista. Pesquisa em Biologia. Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.

2020. Pedro de Barros Vidal. Deslocamentos na distinção das teorias evolutivas de Lamarck e Darwin após uma disciplina de leitura de textos clássicos. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, Universidade de São Paulo.

2015. AZEVEDO, Carolina Perozzi Guedes de. Aprendizagem de alunos do Ensino Fundamental I sobre conteúdos científicos, metacientíficos e históricos, a partir de sequência didática baseada em episódios da história da biologia. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.

2015. KANINSKI, Bruno. A emergência da Biologia Molecular no Instituto de Biociências da USP, segundo depoimento de alguns professores. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.

2013. ARAUJO, João Paulo Ferraro Turano de. Motivação no Ensino de Ciências: investigando as potencialidades da replicação histórica das observações de Robert Hooke (1635-1703). Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.

2013. STAGNI, Guilherme. O estudo da digestão humana no Ensino Médio: uma proposta de sequência didática envolvendo experimentos de Lazzaro Spallanzani. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.

2013. MOREIRA, Lucas de Aquino. Replicação de experimento de Darwin e a motivação no ensino de ciências. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.

2012. PINTO, Fernanda Silva Lacerda. Avaliação de narrativas de episódio histórico em livro didático. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.

2012. VALIN, Júlio. Taxonomia filogenética nos livros didáticos do ensino médio. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.

2009. TONI, João Felipe Ginefra. A concepção de J. W. von Goethe sobre a flor: uma contribuição da história da biologia ao ensino. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.

2009. BITTENCOURT, Fabricio Barbosa. Análise de inclusão da história da genética em livros didáticos selecionados pelo PNLD. Pesquisa em Biologia, Instituto de Biociências, USP.

Orientações concluídas - Pós-Graduação Programa PAE USP

2018. Paulo Gonzalez Hofstatter. Disciplina: A Origem das Espécies, de Charles Darwin. 2o semestre.

2016. Gabriel de Moura Silva. Disciplina: Estágio com Pesquisa em Ensino de Biologia. 2o semestre.

2016. Bruno Rafael Santos de Cerqueira. Disciplina: Estágio com Pesquisa em Ensino de Biologia. 2o semestre.

2016. Naomi Towata. Disciplina: Estágio com Pesquisa em Ensino de Biologia. 2o semestre.

2014. Filipe Berçot Faria. Disciplina: Estágio Supervisionado de Ensino de Biologia II. 2o semestre.

2014. Débora dos Santos Silva. Disciplina: Estágio Supervisionado de Ensino de Biologia II. 2o semestre.

2013. Taís Machado. Disciplina: Estágio Supervisionado de Ensino de Biologia. 2o semestre.

2012. Fabio Albuquerque Marchi. Disciplina: Ensino de Biologia. 2o semestre.

2012. Gerda Maísa Jensen. Disciplina: Ensino de Biologia. 2o semestre.

2012. Eduardo Gimenes Palazzi. Disciplina: Ensino de Biologia. 2o semestre.

Supervisões de estágio concluídas - Graduação

2020-2021. LIMA, Bruno Fancio.

2020. GARCIA, Sthefany Milanezi.

2020. SOARES, Kátia Izabel da Silva.

2010. TAVARES, Taysy Fernandes.

2010. MORAES FILHO, Aroldo Vieira de.

2010. CHAPADENSE, Francesca Guaracyaba Garcia.

2009. AMGARTEN, Deyvid Emanuel.

2009-2010. BOZZO, Marcel Valentino. Monitor bolsista do LabLic.